Dez Anos
de Projel - 2012
É impressionante ver um projeto que nasceu de um pequeno sonho de diferenciar
e dinamizar as aulas de Língua Portuguesa e depois esse sonho se juntou ao
sonho de outros professores e da equipe de jornalistas do Jornal O Liberal, tornando
dessa forma, uma realidade que perdura a mais de dez anos. No início, não pensei
que fosse tão longe, não só pelo tempo, mas também pela dimensão, pois o
projeto já ultrapassou os muros da escola, alguns professores de outras
secretarias querem saber como trabalhar com jornal em suas aulas, me questiona
da seguinte forma: “Como faço para trabalhar o “Projel’?” (se remetendo ao
trabalho com o jornal na escola). Ressalto que o mesmo já foi até objeto de
pesquisa, em trabalho de final de curso.
Fico a pensar, como um projeto pode durar mais de uma década? Talvez
seja pelo seu caráter de atualidade, é o
mundo fora da escola dentro da escola, é dinâmico, sempre atual, não
importa o nível de escolarização e interesses, as
informações, os fatos, as questões sociais e culturais estão acessíveis a todos
os leitores.
O Projel consta
na Proposta Pedagógica de 75 escolas jurisdicionadas a nossa Diretoria de
Ensino, e dialoga
com o Currículo do Estado de São Paulo, com enfoque na leitura e na escrita,
objetivando a formação de leitores autônomos. Na disciplina de Língua
Portuguesa, os diferentes gêneros da esfera jornalística são abordados em
muitas Situações de Aprendizagens, tanto nos anos finais do Ensino Fundamental,
quanto nas três séries do Ensino Médio. Em algumas situações de aprendizagem em
Língua Inglesa trabalha-se a leitura analítica da primeira página de jornal e
as resenhas. Nas disciplinas de Matemática, Geografia, História, Filosofia e
Arte o jornal é utilizado como suporte temático para os conteúdos abordados,
bem como, fonte de pesquisa sobre os fatos do cotidiano, inclusive para o
desenvolvimento de projetos abordando os temas transversais.
Nos anos iniciais do
Ensino Fundamental, o uso do jornal na sala de aula, além de contribuir à
alfabetização e o letramento, está articulado às expectativas de aprendizagem
em todas as séries/anos.
Vejo o jornal como um instrumento que propicia a
interatividade nas aulas, além de estimular o debate público e a tomada de
decisão, visa à formação do leitor crítico, consequentemente um cidadão
participativo e questionador do seu contexto social, político e histórico.
Portanto, trabalhar com o jornal em sala de aula nessa perspectiva, é sair do
comodismo, é confrontar e se expor... Estamos no processo.
São essas as reflexões que teço sobre o Projel – Programa do jornal na
escola, nesses dez anos e a sua importância nas escolas como mais uma
ferramenta pedagógica na formação de pessoas melhores e transformadoras do seu
entorno.
Professora de Língua Portuguesa: Graciana B. Ignácio Cunha (trabalha na
Diretoria de Ensino de Americana como Professora Coordenadora do Núcleo
Pedagógico).
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