domingo, 8 de novembro de 2009

CURSO: ARTIGO DE OPINIÃO


DIFERENÇAS

Estudantes de escolas particulares têm mais chances de ingressar em universidades federais ou estaduais do que estudantes de escolas públicas?
A maioria das vagas existentes nessas universidades são preenchidas por estudantes de escolas privadas, mas por outro lado vemos alunos que vieram de escolas públicas que conseguem esse ingresso.
Essa diferença deve-se ao fato, talvez, do compromisso com os estudos e o tempo gasto estudando nos alunos das escolas particulares. Alunos de escolas públicas muitas vezes não se dedicam aos estudos porque têm que trabalhar, não têm perspectivas de continuar estudando após o término do Ensino Médio, ou ainda, não se sentem capazes de frequentar uma universidade pública, porque nós, enquanto sociedade, passamos essa imagem de que eles não conseguem.
Estudantes, sejam de escolas públicas ou privadas, têm as mesmas chances de ingressarem numa universidade federal/estadual, basta que tenham as mesmas condições de educação básica, basta que possamos vê-los apenas como jovens estudantes que são, com sues sonhos, anseios e receios.
A diferença, então, não existe, ela só existe nas oportunidades apresentadas a cada um desses grupos, mas o ser humano que tem as mesmas oportunidades que outros, tem grande capacidade de alcançar seus objetivos. Portanto, o aluno de escola pública tem sim a possibilidade de ingressar numa universidade federal/estadual, só precisa ter a chance de mostrar essa capacidade.

Profª
Sílvia Elena Bondance, professora de Língua Portuguesa, participou do curso Artigo de opinião, turma A, na Diretoria de Ensino de Americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário