terça-feira, 20 de outubro de 2009

CURSO ARTIGO DE OPINIÃO


BULLYING - Transtorno escolar

Durante o desenvolvimento, as crianças e adolescentes atravessam fases de insegurança e frustrações e podem reagir demonstrando certa agressividade.
Porém esquecemos que a escola convive com uma violência ainda mais cruel, muitas vezes, ignorada ou não valorizada da devida forma por pais e professores.O grande fenômeno do momento é o Bullying que é mais comum em ambientes escolares (são: agressões físicas e verbais; ameaças; brigas; chantagens; apelidos; trotes; roubo; racismo; intimidações; piadinhas; assédios; xingamentos; alienações; abusos e discriminações) A escola pode ser palco de todos esses comportamentos, transformando a vida escolar de muitos alunos em um verdadeiro inferno.
A violência, assim, pode traduzir-se em ações diversas que vão desde a agressão física, o furto, o roubo (em geral contra o patrimônio da própria escola), o porte de armas, o tráfico de drogas, até ofensas verbais, aparentemente menos graves, mas que revelam atitudes discriminatórias, segregatórias e humilhatórias, cujas conseqüências são dificilmente mensuradas ou percebidas.
Mas o que o fenômeno bullying pode ter com relação direta à violência e a criminalidade no Brasil? Pouco estudado ainda no Brasil e quase que totalmente desconhecido pela comunidade jurídica, o bullying começa a ganhar espaço nos estudos desenvolvidos por pedagogos, assistentes sociais, criminólogos e psicólogos que lidam com o meio escolar e com o ambiente de trabalho, entre outras áreas.
Não se tratam aqui de pequenas brincadeiras próprias da infância, mas de casos de violência, em muitos casos de forma velada praticadas por agressores contra vítimas. Elas podem ocorrer dentro de salas de aulas, corredores, pátios de escolas ou até nos arredores. Elas são, na maioria das vezes, realizadas de forma repetitiva e com desequilíbrio de poder. Essas agressões morais ou até físicas podem causar danos psicológicos para a criança e o adolescente facilitando posteriormente a entrada dos mesmos no mundo do crime.
É importante ressaltar que o Bullying, não é praticado apenas por alunos e entre alunos.
Conforme foi dito anteriormente, ele se traduz em todas as relações desiguais de poder em que uns dos agentes sejam ridicularizados ou sofram qualquer tipo de agressão. Portanto, no ambiente escolar, pode acontecer também entre alunos e professores - inclusive alguns alunos, além de agredir física e verbalmente seus professores na escola - criam perfis em sites de relacionamentos visando ridicularizá -los ainda mais. Em contra partida alguns professores utilizam o recurso avaliação para punir e alienar seus alunos; abusam de seus conhecimentos e "poder" para humilhá-los.
Geralmente o agressor prefere atacar os mais frágeis, pois tem certeza de dominá-los, porém não teme brigar com outros alunos da classe: sente-se forte e confiante.
Quanto aos outros alunos (vítimas) Se não participarem do bullying, podem ser as próximas vítimas. Não denunciam e se acostumam com essa prática violenta, podendo até encará-la como normal dentro do ambiente escolar (e um dia até no ambiente de trabalho. ·).
Na maioria das vezes a vítima aceita todo o seu sofrimento sem dizer nada a ninguém, porém se transforma em uma pessoa triste, constantemente deprimida e sem perspectivas de lutar pelos seus direitos. A partir do momento em que o Bullying começa a ser praticado - independentemente de quem sejam seus protagonistas - ele gera situações de violência que podem se estender por toda a sociedade.
Consequentemente os ambientes escolares que investirem nesses valores tão esquecidos em tempos atuais, estarão contribuindo para que a prática do Bullying venha a se extinguir de nossas escolas.
Do meu ponto de vista; muitos pais se sentem desorientados, dedicaram pouco tempo aos filhos e não deram uma orientação sobre os valores pelos quais deveriam reger a sua vida.
No fundo, a maior parte dos adolescentes precisa de explicações claras e seguras sobre o porquê de uma coisa estar correta e outra não. Eles necessitam dessas orientações e seus pais não estão nem são presentes-como aparecem nas programações de TV. Os pais mostram-se perdidos na educação das crianças de hoje. Estão cada vez mais ocupados com o trabalho e pouco tempo dispõem para dedicarem-se à educação dos filhos.
Os pais não conseguem educar seus filhos emocionalmente e, tampouco, sentem-se habilitados a resolverem conflitos por meio do diálogo e da negociação de regras. não oferecendo nenhum referencial de convivência pautado no diálogo, na compreensão, na tolerância, no limite e no afeto.
A escola também tem se mostrado inabilitado a trabalhar com a afetividade. Os alunos mostram-se agressivos, reproduzindo muitas vezes a educação doméstica, seja por meio dos maus-tratos, do conformismo, da exclusão ou da falta de limites revelados em suas relações interpessoais.
Os professores não conseguem detectar os problemas, e muitas vezes, também demonstram desgaste emocional com o resultado das várias situações próprias do seu dia sobrecarregado de trabalhos e dos conflitos em seu ambiente de trabalho. Muitas vezes, devido a isso, alguns professores contribuem com o agravamento do quadro, rotulando com apelidos pejorativos ou reagindo de forma agressiva ao comportamento indisciplinado de alguns alunos.
Nas escolas de educação infantil e ensino fundamental, os professores e inspetores podem e devem ficar atentos nas atividades em intervalos assegurando-se de que nenhuma criança está sendo excluída ou humilhada.
A direção da escola pode e deve chamar a atenção de alunos que estejam praticando algum ato ofensivo ou preconceituoso e alertar também seus pais.
As escolas ainda podem promover os Jogos cooperativos, Atividades de inclusão, Mixando sempre os grupos, evitando as “panelinhas”, Palestra a respeito de boas idéias de como trabalhar em grupo. Mostrar reportagens a respeito das conseqüências sofridas pelos bullies nas mais diversas situações; manter um diálogo aberto e franco com as crianças e adolescente envolvido, com o intuito de se procurar uma solução que seja aceita pelo grupo naquele ambiente escolar.
Os pais devem estar alerta para o problema – seja o filho vítima ou agressor, pois ambos precisam de ajuda e apoio psicológicos. Além da escola os pais também devem contribuir para reduzir a pratica da violência. Eles precisam: Mostrar-se sempre aberto a ouvir e a conversar com seus filhos; Fique atento às bruscas mudanças de comportamento; Observar e dialogar, para saber o que está por detrás dessa atitude.
É importante que as crianças e os jovens se sintam confiantes e seguros de que podem trazer esse tipo de denúncia para o ambiente doméstico e que não serão pressionados, julgados ou criticados; Comente o que é o bullying e os oriente que esse tipo de situação não é normal. Ensine-os como identificar os casos e que devem procurar sua ajuda e dos professores nesse tipo de situação; Se precisar de ajuda, entre imediatamente em contato com a direção da escola e procure profissionais ou instituições especializadas.
Para tentarmos resolver este preocupante problema é necessário um trabalho em conjunto – Família, aluno, escola e comunidade.
O esclarecimento pode, em muitos casos, poder facilitar o controle dessas situações. Para que isso possa ser conseguido é necessário que haja um diálogo franco entre os envolvidos. Isso evitará que os envolvidos tenham uma mensagem da sociedade que os problemas devem ser resolvidos com violência ou com a anulação moral dos mais fracos. A atuação preventiva nesses casos é a melhor saída.
Agindo assim contribuiremos para reduzir a prática futura de crimes violentos decorrentes das situações de bullying.

Professora Maria de Lourdes
Especialista em Língua Portuguesa
Leciona na Escola Paz
Curso Artigo de opinião - turma A

6 comentários:

  1. o seu texto me ajudou muito a entender sobre o assunto!!
    muito obrigado e parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Muito Bom! Parabéns!
    Abordou todos os argumentos, e esclareceu perfeitamente as opiniões. Me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  3. Mto bom.....mas tem que ter cuidado com os periodos longos...pontuações....com a estrutura.

    ResponderExcluir
  4. muito bommm !! me ajudou muito colocou seu argumentos
    parabens seu artigo de opiniao ta otimo

    ResponderExcluir