terça-feira, 20 de outubro de 2009

CURSO: ARTIGO DE OPINIÃO


O curso foi moldado nos termos da Resolução SE 62/05 de 09/08/2005 e Portaria Conjunta CENP/DRHU de 27/9/2005 cujas atividades foram elaboradas em sequências didáticas, para serem trabalhadas em oito encontros, de 3 horas presenciais cada, esquematizados individualmente, prevendo as atividades que seriam realizadas, os materiais e recursos necessários, bem como as atividades extraclasses que seriam desenvolvidas em uma hora de trabalho semanal.
Cada encontro foi cuidadosamente planejado, pois minha maior preocupação era a de apresentar um trabalho de qualidade que fosse ao encontro das expectativas dos cursistas. Nesses encontros foram realizadas atividades em grupo, em duplas e individuais, produziram artigos, pesquisaram e debateram temas polêmicos, exercitaram a argumentação.
Um aspecto bastante positivo foi à possibilidade da interação das diversas áreas possibilitando um espaço interdisciplinar enriquecedor para o grupo, mesmo sendo a maioria composta por professores de Língua Portuguesa, porém, mostrando-se notória a busca de profissionais de outras áreas pela formação e atualização no campo da leitura e escrita.
Houve até participantes que atuam como gestores, ficando expresso a preocupação desses profissionais em se manterem atualizados e informados.
Depoimentos
Os professores cursistas em seus depoimentos relataram que mudaram sua prática educativa em sala de aula, aplicando os procedimentos metodológicos desenvolvidos na seqüência didática, uma professora do Ciclo I disse que não sabiam como trabalhar artigos de opinião, pois lhe faltava mais conhecimento e achava muito difícil, trabalhar esse gênero com alunos de 4ª série, agora já não pensa assim,. creio que o mito de que ‘artigo de opinião’ é muito difícil, foi desmistificado, pois alguns até mudaram de “opinião” e escreveram artigos de opinião como verdadeiros articulistas.
Agradeço a Supervisora Ivonete pela parceria e apoio, assim como a presença da Dirigente de Ensino Maria de Lourdes Padilha em alguns momentos valorizando ainda mais o nosso trabalho.

Parabéns!! Turmas A e B

Vamos conferir!!!!!!!!
PCOP de Língua Portuguesa: Graciana cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário