terça-feira, 20 de outubro de 2009

CURSO: ARTIGO DE OPINIÃO

Maioridade Penal
Por: Aparecida Elizabete Garcia Rubira de Oliveira

Juventude atrás das grades: como estamos lidando com o futuro do nosso país?

Desde o caso da menina morta em Rio Claro por um tiro na cabeça vindo da arma do criminoso menor, que a discussão sobre a maioridade penal volta à tona. Mas ela não é a solução, em minha opinião.
O sistema penitenciário do Brasil é falho, tanto que mais da metade dos jovens (56%) que cometem uma infração, voltam a ser incidentes. Aliado a isso tem a pobre educação e problemas de distribuição de renda, tornando a adolescência uma fase sem oportunidades para muitos jovens de baixa renda (em maior numero entre os infratores, 70%).
A questão debatida pela maioria dos favoráveis dessa redução é que o jovem desde os 16 anos já possui consciência dos seus atos, mas essa não é a questão que devemos debater, mesmo que seja aprovada. Os jovens ainda continuarão a cometer crimes e punição mais severa não é a solução uma vez que a maioria dos criminosos comuns também é reincidente.
A solução para esse problema é em longo prazo, porem, é eficaz: devemos estruturar melhor o sistema de educação publica, alem de oferecermos mais oportunidades para os jovens (especialmente em renda) e o incentivarmos a buscar um futuro melhor.

Devemos por fim entender, que a motivação dos jovens a ir para o mundo do crime, é a mesma de muitos problemas do Brasil (em especial a criminalidade): a falta de um sistema eficiente que de oportunidade mesmo aos mais pobres. Se acabarmos com os jovens, futuro do nosso país, jogando-os em cadeias por toda sua vida adulta, o que teremos como futuro?

Autor: Aparecida Elizabete Garcia Rubira de Oliveira
Papel Social: Educador
Interlocutor: leitores de jornal
Circulação: Jornal “Diário do Povo”
Curso Artigo de opinião - turma A

Nenhum comentário:

Postar um comentário